O dia 22 de setembro é marcado pela chegada da primavera, a estação das flores, época do ano em que os nossos dias se tornam um pouco mais quentes e as ruas ficam mais coloridas.
Entretanto, tanta beleza esconde um contratempo: é nessa temporada que as pessoas alérgicas mais sofrem. Quem tem rinite alérgica, por exemplo, costuma espirrar mais vezes durante o dia e apresentar mais coriza e coceira no nariz.
Isso acontece devido ao desabrochar das flores, que ocasiona o lançamento de uma grande quantidade de pólen no ar. Essa substância ataca as mucosas, provocando as crises de espirro e de tosse. Somado a isso, as constantes variações de temperatura, a baixa umidade do ar e o excesso de poeira e ácaros nos ambientes contribuem para o desencadeamento de alergias respiratórias.
Por isso, na primavera, é preciso atenção redobrada com a limpeza, de modo a evitar possíveis crises alérgicas. E, para te ajudar, separamos quatro dicas para tornar a sua rotina de limpeza mais eficiente na estação. Confira a seguir!
A poeira é o principal inimigo dos alérgicos e, durante a primavera, devido ao pólen, ela pode se tornar ainda mais presente no lar. Assim, durante a limpeza, ela precisa ser um dos principais focos de ação.
Utilize panos úmidos para retirar as partículas de sujeira das superfícies dos móveis, para isso utilize flanelas. Faça uso, também, de uma vassoura de cabo inclinado, como a nossa Crina 30, para alcançar embaixo da mobília, retirando todos os resíduos.
Travesseiros e colchões são a moradia perfeita para ácaros e mofos. Troque sempre as fronhas e roupas de cama. Se possível, adquira versões antialérgicas desses itens.
O mesmo vale para tapetes e cortinas. Utilize as espanadeiras Rossi para mantê-los livres de poeira e afins.
Organização é fundamental para prevenir o acúmulo de poeira nos cômodos. Portanto, evitar o excesso de itens decorativos é uma boa escolha, bem como a necessidade de organizar o acervo de livros, revistas, brinquedos, pelúcias e assim por diante.
Arrume suas coleções e seus enfeites com frequência, sem fazer grandes pilhas ou guardá-los em caixas de papelão, que também podem desencadear reações alérgicas.
Nem sempre dá tempo de realizar uma limpeza profunda necessária para tirar a sujeira. Por isso, é importante criar rotinas para lidar com a poeira ao longo da semana, evitando acúmulo. Para isso, utilize espanadores, eles são ótimos aliados para seu dia a dia. Uma dica é limpar o pó dos móveis ao menos três vezes por semana, para deixar a casa sempre limpa. Já para evitar o acúmulo de teias, traças, etc, uma boa pedida é a utilização do Limpa Teto. Seu alcance de até 2 metros facilita o processo de rápida limpeza.
Que tal colocar essas dicas em prática e manter a casa livre de elementos que possam desencadear alergias na primavera?
Boa limpeza!
Fale conosco!