Aprenda como fazer um cronograma de limpeza e deixe a sua casa organizada

exercicios com cabo de vassoura
Veja 3 exercícios com cabo de vassoura para fazer em casa
fevereiro 9, 2023
Outono_Rossi
4 dicas para deixar a sua casa limpa no outono
março 20, 2023
cronograma de limpeza

Conheça as vantagens de ter um cronograma de limpeza para fazer arrumação periódica

Tirar um dia inteiro para fazer a faxina em casa pode ser uma atividade para lá de trabalhosa e bastante cansativa. Por isso, ter um cronograma de limpeza com tarefas diárias, semanais, quinzenais, e até mesmo mensais é uma excelente opção para não ficar sobrecarregado. Para te ajudar, separamos algumas dicas para você montar o seu próprio cronograma de limpeza e manter a sua casa sempre limpa. 

Dicas para fazer um cronograma de limpeza

Antes de começar, lembre-se de traçar a estratégia dividida em períodos. Não deixe as tarefas se acumularem, portanto, nada de falar “amanhã, eu faço”. Se precisar de ânimo, que tal colocar uma música para tocar enquanto coloca a mão na massa? 

Tarefas diárias

Acredite, o cronograma de limpeza precisa envolver tarefas diárias. Por mais simples que pareçam, elas são fundamentais para manter a organização dos ambientes em dia e evitar uma limpeza pesada desnecessária lá na frente. Por isso, diariamente, nunca deixe de:

  • Lavar a louça e limpar o fogão após o uso;
  • Retirar o lixo da cozinha e do banheiro; 
  • Abrir as janelas para arejar a casa;
  • Arrumar as camas e guardar objetos que estejam fora do lugar.

Para facilitar a execução dessas funções, que tal usar os produtos Rossi? O Rodinho Rossi, por exemplo, é excelente para secar a pia, enquanto a Esponja Dupla Face Brasileirinha é ótima para limpar o fogão. 

Tarefas semanais

Apesar de serem um pouco mais trabalhosas, as limpezas semanais são essenciais para manter a casa higienizada e livre de poeira e quaisquer outras sujeiras que possam vir através das janelas, das patinhas do seu pet ou do seu próprio sapato. Não se desespere com a quantidade de tarefas! Você pode dividir os cômodos da casa e limpar três deles num dia e três no outro, por exemplo. Não deixe de:

  • Tirar o pó dos móveis;
  • Lavar o banheiro;
  • Varrer os cômodos e limpar tapetes;
  • Lavar e passa roupa.

Para remover o pó e lustrar os móveis, a Flanela Esfrega e Limpa é uma ótima opção para agilizar a sua limpeza. Já no momento de varrer, não há dúvida, a vassoura de Chapa Rossi é a nossa melhor indicação para a limpeza dos cômodos, inclusive, para os pisos de madeira. 

Tarefas quinzenais

As atividades quinzenais do cronograma de limpeza envolvem a higienização dos itens que você usa com frequência, além da organização dos armários e checagem de validades dos produtos na dispensa e na geladeira. Por isso:

  • Limpe os eletrodomésticos, como geladeira, micro-ondas, sanduicheiras etc;
  • Organize os guarda-roupas;
  • Confira a validade dos itens na geladeira e na dispensa;
  • Limpe o sofá e vire o colchão nas camas.

Na hora de higienizar os eletrodomésticos, use a Flanela Esfrega e Limpa. Já para te ajudar a vedar quaisquer tipos de embalagens, o Fecha-Tudo Rossi é uma ótima opção.

Tarefas mensais

Por fim, temos as limpezas mais pesadas, que exigem dedicação por serem locais onde nem sempre damos atenção, mas que acumulam sujeira. A dica é ter paciência e não encarar como uma atividade chata. A limpeza frequente previne o aparecimento de doenças respiratórias, além de deixar o ambiente mais agradável. Por isso, mensalmente, faça o seguinte:

  • Limpe janelas e portas;
  • Coloque travesseiros e colchões no sol;
  • Lave as roupas de cama pesadas, como edredons e mantas;
  • Livre-se de itens que você não usa mais e que estão ocupando espaço.

Para facilitar o processo de lavagem das janelas, que tal usar o Esfrega e Limpa Rossi? Seu cabo é flexível e permite maior mobilidade. Já após a lavagem das roupas de cama, utilize o Prendedor para Roupa Rossi e a Corda para Varal Rossi para estender os seus objetos da melhor forma.

E aí? Gostou das nossas dicas? Agora, é hora de executar o seu cronograma de limpeza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *